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FNM D11.000 scale model with Brasinca cab |
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This is the project of the FNM D11.000 scale model with Brasinca cab. The scale is 1:25. |
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CABINE BRASINCA |
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As Cabines FNM Modelo Brasinca Aqui, eu mostro um pouco do meu jeito de trabalhar com essas miniaturas. Outros métodos e ferramentas especiais existem para tal finalidade, mas a proposta aqui é procurar obter um resultado aceitável com recursos escassos. Então, a observação, imaginação e, sobretudo, força de vontade contam muito. A primeira parte de qualquer projeto é, inquestionavelmente, o levantamento de dados. Neste caso foi usado o material encontrado na internet. O preferível, no entanto, é ter um modelo real e palpável na escala 1:1. A observação e a comparação são essenciais na elaboração de um projeto baseado apenas em fotos. A distorção de medidas proporcionada pela perspectiva dificulta a compreensão do objeto de estudo, especialmente quando se trata de algo com linhas curvas, composto de ângulos diversos. Uma boa noção de geometria ajuda a encontrar as dimensões aproximadas. Quando se trata de um modelo raro, às vezes não se pode achar fotos de boa qualidade e em quantidade razoável, o que não é o caso do modelo desta página. Depois de muito trabalho no computador (considerando minha pouca experiência com desenho técnico), as linhas básicas da cabine já estão definidas e permitem o início do protótipo. A impressão é feita na escala determinada para o modelo que, neste caso, é 1:25.
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Desenho impresso da cabine FNM Brasinca na escala 1:25 |
De posse do desenho impresso, começo com um cubo baseado nas dimensões máximas do objeto, que pode ser de argila, madeira ou massa plástica. Sendo o último o meu material predileto. Tem resistência muito boa, secagem muito rápida e é muito bom para moldar. Os inconvenientes principais desse material são o preço e a poeira liberada, que é nociva à saúde. O ideal é que seja trabalhado sob um exaustor sem, contudo, dispensar a máscara anti-pó e os óculos protetores. |
Cubo de massa plástica para a modelagem da cabine |
Quanto mais perfeito for o cubo, tanto mais precisas serão as medidas. Principalmente a simetria dos lados. |
Cubo de massa plástica - corte das linhas básicas |
Cubo de massa plástica - arestas aparadas e delimitação das peças básicas - lado esquerdo |
Cabine Brasinca - 2ª etapa de modelagem - teste no chassis |
Após as etapas de modelagem vem a confecção dos estampos ou moldes. Trabalhar os estampos para as peças da cabine é quase uma luta titânica se não se dispõe das ferramentas e tecnologia adequadas. Eles são feitos de aços baixo e médio em carbono. A qualidade das peças tem de estar dentro do esperado para um serviço executado com recursos escassos e algum retoque se faz necessário. Todavia, o mais importante nesse projeto é a padronização dos componentes. Vale lembrar que as peças são feitas de chapa de metal.
Para saber como faço os moldes veja Como os Moldes são Feitos.
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FNM BRASINCA: Do protótipo maciço às chapas estampadas | |
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O projeto FNM Brasinca prevê a montagem de três tipos de cabine Brasinca: O Brasinca "boca de bagre", o Brasinca tradicional com os pára-brisas curvos e o Brasinca ano 1955 que tinha o pára-brisa reto. O primeiro deles, como não poderia deixar de ser, é o que tem pára-brisas retos. Contudo, o que é visto nas fotos abaixo tem os pára-brisas curvos. Esta primeira montagem tem o objetivo exclusivo de testar os estampos. Aliás, são os primeiros testes de cada estampo. A partir dessa montagem se obtêm dados para a correção de medidas e formas. Sem esse ajuste não é possível prosseguir com o projeto.
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Nas imagens a seguir, as chapas estão meramente justapostas para correção de medidas e, conseqüentemente, para ajustes dos estampos. O chassis que foi usado para teste nesse modelo é o de um FNM D 11000 V-5.
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Os painéis traseiros estão, como aparentam, mais altos do que serão no modelo final. |
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Três cabines de modelos diferentes preparadas para pintura.
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Cabine do FNM D-11000 na carroceria do FNM Brasinca ano 1955 sobre um FNM D-1100 V-12 Standard |
Cabine do FNM D-11000 à esquerda do FNM Brasinca ano 1955 |
FNM D-1100 V-12 Standard (esquerda), Cabine do FNM D-11000 (centro) e FNM Brasinca ano 1955 (direita) |
Cabine do FNM D-11000 na carroceria do FNM Brasinca ano 1955 |
Cabine do FNM D-11000 na carroceria do FNM Brasinca ano 1955 |
Continuação da fase de pintura |
There is more on this to show and will be added as soon as possible. |
Ivan Gouveia
Post graduate in Computer Networking from FACIMED - Faculty of Biomedical Sciences of Cacoal. Graduate in Information Technology from UNESC - Union of Colleges of Cacoal. Has a CCNA (Cisco) as complementary course on Computer Networks. Is professional in the field of Electronics and Computer Programming. Programmer in languages Delphi and Visual Basic. |