Fazendo miniatura de caminhão para trazer uma carga de boas recordações! Agora no estado de São Paulo

Voltar Página Inicial Miniaturas - Projetos antigos Catálogo de Miniaturas Reflexões
Projetos Ferramentas Como é feito... Outros Sites Miniaturas de FNM
COMO COMPRAR Informática Comentários Quem Sou... Objetivos do Site
Mini Torno Um Pouco de História Perguntas Frequentes Contato Miniaturas de Mercedes-Benz

English

Comentar Como comprar

Leão Miniatura - Um Pequeno Exercício de Escultura

As coisas ficaram selvagens com este pequeno exercício de escultura de leão, feito assim, quase na força bruta. Não é um trabalho para ser levado muito a sério, pois serviu mais como exercício e passa-tempo. Então, que rujam os leões!

Miniatura do caminhão Scania L75 de metal

Catálogo de Miniaturas de chapa de metal estampada

Mini Linha de Montagem - Scania Projeto B

Miniatura da Motoniveladora Caterpillar 120B

Miniaturas de caminhão Scania

Revista Scania Experience da Austrália

Oficina Aberta - Um Pouco de História

Castelo Medieval - Construção de um Modelo Miniatura

 

PALAVRAS-CHAVE: Escultura, Massa plástica, Miniatura, Modelo, Protótipo, Molde, Fortaleza.

 

Muitas das técnicas mostradas aqui fazem parte do que aprendi e adaptei para o meu uso. Certamente há quem faça a mesma coisa de um modo melhor. Mas, o que faço eu passo a quem quer que venha se interessar em experimentar.

Quando se tenta esculpir algo, deve-se estar familiarizado com o objeto do trabalho. Está claro neste trabalho que não estou. O projeto é só um exercício, algo não tão sério, consequentemente, não há nada para preocupar.

 

 

A escultura do leão

No projeto de miniatura de castelo medieval em que estou trabalhando, eu planejei colocar esculturas de leão no castelo. Imaginei quatro leões, um em cada lado da fortaleza, perto do topo, em bases que vem das paredes. Seriam os quatro leões que vigiam. A lenda assim dirá.

Precisava das miniaturas  dos leões e corri para as lojas para encontrá-las. Depois de procurar pela cidade toda, sequer uma uma miniatura foi encontrada. Especialmente uma que combinasse com a pose e tamanho de que eu precisava. Muito desapontado, decidi que eu mesmo faria as miniaturas. Assim, o que vem a seguir é a descrição dos passos que segui para chegar ao mais próximo da forma do leão que eu imaginei.

Passo 1

Fiz uma forma retangular de massa plástica. Cortei diagonal e horizontalmente como mostrado na foto 1. No lado mais alto eu pretendia fazer a cabeça do leão.

Foto 1

Passo 2

Cortei as arestas como a foto 2 mostra. Ela lembra de algum modo a rude forma de um animal. À esquerda estão a cabeça e as pernas dianteiras mais delimitadas.

Foto 2

Passo 3

Cortei as arestas mais uma vez. Agora suavizando-as para conseguir uma forma mais arredondada e delimitando a juba. Aprofundei os lados para começar a modelar as pernas. Resultado na foto 3.

Foto 3

Passo 4

A este ponto comecei a esculpir as pernas e juba.

Foto 4

Passo 5

Focinho, olhos, orelhas e calda foram os pontos principais cujas formas precisavam de mais atenção. De qualquer modo, não gostei do resultado. Principalmente com a formato do focinho.

Foto 5

Passo 6

Desta vez, parei o trabalho e analisei o que tinha feito.

Foto 6

Foto 7

Foto 8

Foto 9

 

Passo 7

 

Fiz algumas mudanças nas orelhas, focinho e juba como visto na foto 10.

 

Foto 10

 

Eis aqui um leão de uma polegada (na verdade um pouco maior) quase pronto para o molde, uma vez que preciso de quatro itens como este.

 

Foto 11

 

 

Conclusão

 

Os leões estão aceitáveis para o meu propósito. Não são tão precisos como se haveria de esperar, mas configuram a forma de uma escultura rude do século 13. Esse é o tempo da construção do castelo imaginário onde esses leões devem ser colocados. Todavia, isso não justifica minha falta de informação sobre esse animal magnífico, tampouco o faz com relação à minha falta de habilidade para esculpir. Aqui estão os leões diretos do molde. Eles descansam, o mesmo devo fazer agora que o trabalho está pronto.

Assim que possível, vou voltar a esta página, depois de estudar o leão um pouco mais, e fazer uma nova escultura de tamanho polegar.

 

 

 

 

Mais informação pode ser adicionada a este artigo a qualquer momento.

 

 
 
 

 

Tem muito para ser mostrado aqui sobre este trabalho e será adicionado assim que for possível.
Ivan Gouveia

Pós-graduado em Redes de Computadores pela FACIMED - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal. Graduado em Tecnologia da Informação pela UNESC - União das Escolas Superiores de Cacoal. Tem CCNA (Cisco) como curso complementar de Redes de Computadores. Profissional da área de Eletrônica e de Programação de Computadores. Programador nas linguagens Delphi e Visual Basic.